Castro Verde
Festival 2025
Sábado 24 de maio
18h30 | Largo 1º de Maio – Santa Bárbara de Padrões
FETÉN FETÉN (Espanha)
é um projeto musical original e eclético. As melodias que são interpretadas são, em grande parte, composições originais dos 2 músicos, que oferecem uma viagem à música popular e tradicional do mundo ibérico com os seus ritmos mais característicos: os chotis (dança tradicional de Madrid), a seguedilla (canção folclórica com as suas danças rápida), o passo duplo e a rumba. É uma excelente oportunidade para descobrir a essência da música espanhola e as composições originais deste divertido conjunto, que utiliza instrumentos “insólitos”
19h30
Degustação de sabores da Croácia com a chef GAIA ZEC (Croácia)
(laboratório de gastronomia das 16h às 19h)
***************************************
Domingo 25 de maio
18h30 | Largo 1º de Maio – São Marcos da Ataboeira
NOM PROVISIONAL (Catalunha) : «Qui Cu Qui Què Quina» Circo
Joan Pallàs e Eva camps conhecem-se na escola de circo de Barcelona. Ambos são especialistas em perca chinesa e bicicleta acrobática e juntos desenvolveram a sua própria linguagem. “QUI CU QUI QUÈ QUINA” é o seu primeiro espetáculo que mistura o circo com um mundo cheio de botões e cabos que provocam curto-circuitos e ligações impensáveis. Apesar do seu amor incondicional pelo salto com vara chinês, Eva e Joan também atuam com a bicicleta acrobática. Trabalham também como formador de circo para crianças e adultos e colaboram ativamente com a Associação de Artes Circenses Cronopis de Mataró.
19h30
Degustação de sabores da Croácia com a chef GAIA ZEC (Croácia)
(laboratório de gastronomia das 16h às 19h)
***************************************
Sábado 31 de maio
18h30 | Igreja Matriz de Entradas
ARNAUD CANCE (França)
Arnaud Cance é uma das figuras mais destacadas da música tradicional da Occitania (sul da França). Foi com o grupo “Brick-a-Drac” que Arnaud Cance deu os seus primeiros passos no palco em 2004. No ano seguinte, ele formou o grupo “Tres a cantar” com Olivier Daillut e Arnaud Péan em torno de um repertório de canções tradicionais. Em 2008, criou o espetáculo “Cansons”, onde interpretou e adaptou canções populares occitanas a solo, antes de se juntar no ano seguinte ao “Le Comité”, com quem gravou o álbum “Chut! », uma alegre mistura de ragga, electro e trad.
19h30
Degustação de sabores da Toscana com a chef MARIA MENEGATO (Toscana)
(laboratório de gastronomia das 16h às 19h)
***************************************
Domingo 1 de junho
16h| Centro de Convívio de Casével
Abertura da exposição “IL MONDO A COLORI” de Ugo Nespolo
UGO NESPOLO (Itália)
é um dos maiores pintores da cena contemporânea italiana. Nos anos 60 começou a trabalhar como artista, apresentando influências da Pop Art e uma estrita relação com os conceptuais. A sua produção caracteriza-se pelo forte acento transgressivo e irónico. Colaborou com o importante canal televisivo italiano RAI e com vários teatros para a realização de publicidade e dos costumes. Em 2003 realizou a mítica “maglia rosa” pelo Giro d’Itália. As suas obras cheias de cores e escárnio decoram as paragens do metropolitano de Turim, aberto em 2005, e os prémios de muitas competições populares citadinas, como o conhecido “palio de Siena”…
a partir de 3 de junho continua no Posto de Turismo de Castro Verde
18h30 | Largo da Igreja – Casével
VAIVÉN CIRCO (Espanha): «Esencial» Circo
Espetáculo de acrobacias e malabarismo
A companhia Vaivén Circo é uma companhia criada em 2008 para Raquel Pretel Ferrándiz e Miguel Moreno (Bolo) que decidiram unir mundos tão paralelos e ao mesmo tempo distantes como o circo e a dança. Nasceu assim o espetáculo “Felicidade em dois a dois”, que já foi apresentado mais de 100 vezes até hoje e com o qual estou em digressão até hoje. Depois criaram outros 3 espetáculos ì, também com a música ao vivo. A ultima produção chama-se “Esencial”, e inspira-se no “Waldorf Rainbow”, um brinquedo composto por pilares e arcos que proporcionam uma cenografia espetacular e uma arquitetura mutável, capaz de se reinventar, tal como o próprio ser humano o faz na sua busca pela evolução. Nos anos a companhia ganhou inúmeros prémios, como o Prémio Nacional de Circo 2016, o Max nomeado para Melhor Autor Revelação 2016, o Prémio Lorca para o Melhor Espetáculo de Rua 2014, o Prémio no Concurso de Artistas de Calle Mollina 2011.
19h30
Degustação de sabores da Toscana com a chef MARIA MENEGATO (Toscana)
[laboratório de gastronomia das 16h às 19h]
***************************************
Sexta-feira 29 de agosto
10h – concerto de solidariedade na ART
Concerto realizado com o apoio da DGArtes
LUSO 7SÓIS-25 (Mediterrâneo)
é o projeto musical original 2025 que reúne 6 prestigiados músicos vindos de La Réunion, Itália, Marrocos e Portugal que desenvolvem um repertório original inspirado nos valores multiculturais do Festival Sete Sóis Sete Luas e realizado em chave musical de acordo com as tradições de cada músico.
Produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas
***************************************
Laboratórios e Degustação de Cozinha
CHEF GAIA ZEC [CROÁCIA]
24 maio SÁBADO : 16h00 : Santa Bárbara de Padrões
25 maio DOMINGO : 16h00 : S. Marcos da Ataboeira
CHEF MARIA MENEGATO [TOSCANA]
31 maio SÁBADO : 16h00 : Entradas
1 junho DOMINGO : 16h00 : Casével
**********************************
EXPERIÊNCIA DE SABORES DO MEDITERRÂNEO
A Experiência de Sabores, que representa um importante momento de cooperação entre as cidades participantes no Festival SSSL, convida cozinheiros representativos da diversidade cultural do Mediterrâneo.
A ideia é de convidar um chef que bem representa a tradição da cozinha do seu País para realizar um laboratório de cozinha e uma degustação por ocasião dos concertos do Festival SSSL. O laboratório de cozinha terá uma duração de 3 horas e será aberto a participação de cozinheiros locais (máximo 15 pessoas) que poderão aprender os pratos de excelência da tradição gastronómica de cada chefe.
No final do laboratório será organizada uma apresentação pública de tapas (degustação) realizada com a ajuda de todos os participantes ao laboratório antes do início do espetáculo do Festival SSSL, aberta e gratuita para todo o público.
- Para o folheto clique aqui – Folheto Castro Verde 2025
