Pombal
Festival 2025
Quinta-feira 10 de julho
22h | Jardim do Cardal – Pombal
Espetáculo realizado com o apoio da DGArtes
MED 7LUAS25 ORKESTRA (Cabo Verde, França, Grécia, Itália, Portugal, Tunísia)
A orquestra « MED 7LUAS25 » é o projeto musical original 2025 que reúne 6 prestigiados músicos vindos de Cabo Verde, França, Grécia, Itália, Portugal e Tunísia que desenvolvem um repertório original inspirado nos valores multiculturais do Festival Sete Sóis Sete Luas e realizado em chave musical de acordo com as tradições de cada músico. O diretor é o prestigiado músico português José Barros (cavaquinho, guitarra, voz). Os outros músicos são o francês Pierre Ayral (bateria, voz), o tunisino Ziad Trabelsi (oud, darbouka, duff, witar, shaker), a cantora grega Xanthoula Dakovanou (voz e percussões), o cabo-verdiano Lucio Vieira (baixo) e cantora de Nápoles Fiorenza Calogero.
Produção musical original do Festival Sete Sóis Sete Luas – Estreia nacional
************************************
Sábado 2 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
«MUSIC BEYOND IDEOLOGY» (Eslovénia/Itália/Sudão/Ucrânia)
Teo Collori, figura de destaque do jazz esloveno, lidera este projeto que cruza estilos e culturas com naturalidade. Acompanhado por músicos de várias geografias — incluindo Paola Bivona (voz, Itália), El Wafir (Sudão), Jost Lampret (baixo, Eslovénia) e Mikhail Levit (guitarra/tip tap, Ucrânia) — oferece um espetáculo único, onde se cruzam jazz cigano, música do Mediterrâneo e sonoridades globais.
Produção musical original do Festival Sete Sóis Sete Luas
************************************
Sábado 9 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
BARCELONA FLAMENCO BALLET (Catalunha)
Fundado em 2017, o Barcelona Flamenco Ballet é hoje uma referência internacional no flamenco contemporâneo. Misturando tradição e modernidade, este coletivo promove a cultura catalã e abre espaço para novas gerações de artistas. Com atuações em mais de uma dezena de países, traz ao palco uma vibrante expressão artística de Barcelona para o mundo.
************************************
Segunda-feira 11 de agosto
19h00 | Adro da Igreja – Vermoil
NOM PROVISIONAL (Catalunha): « QUI CU QUI QUÈ QUINA» – CIRCO
Espetáculo de circo aéreo acrobático
Um espetáculo acrobático e poético, onde Joan Pallàs e Eva Camps combinam mastro chinês, bicicleta acrobática e elementos cenográficos inesperados. Esta dupla, formada na Escola de Circo de Barcelona, desenvolveu uma linguagem própria, cheia de humor, engenho e interação. Um verdadeiro curto-circuito de criatividade e energia.
************************************
Terça-feira 12 de agosto
22h | Praça da Igreja Velha – Albergaria dos Doze
JEUNESSE VIII DAS CIDADES 7SÓIS (Mediterrâneo)
Projeto original do Festival Sete Sóis que junta jovens talentos premiados da Rede Sete Sóis e mestres consagrados, com direção musical da conhecida contrabaixista portuguesa Sofia Neide, com a participação especial de um dos músicos mais destacados da Occitania francesa, Arnaud Cance. Uma celebração da diversidade, da juventude e da criação coletiva, que pretende dar palco às novas vozes dos países participantes. Estreia absoluta.
rodução original do Festival Sete Sóis Sete Luas
************************************
Quarta-feira 13 de agosto
22h | Largo S. Pedro – Almagreira
JEUNESSE VIII DAS CIDADES 7SÓIS (Mediterrâneo)
************************************
Sábado 16 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
LA BANDA DE OTRO (Andaluzia): « Rodeo » – CIRCO
Comédia, malabarismo e criatividade num espetáculo que subverte o conceito de rodeo. Três atores andaluzes brincam com estereótipos, rodas e bicicletas acrobáticas, num universo em que o inesperado é regra. Um desfile absurdo e encantador que transforma o público em protagonista desta grande arena imaginária.
************************************
Sábado 23 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
FIORENZA CALOGERO (Nápoles)
Com uma voz inconfundível e uma carreira marcada por colaborações notáveis, Fiorenza Calogero é uma das maiores intérpretes da canção napolitana. Do palco teatral à música tradicional, do cinema à televisão, traz consigo a alma de Nápoles em melodias intensas e arrebatadoras, numa viagem emocional e artística sem igual.
************************************
Sexta-feira 29 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
LES P’TITS BRAS (França): «Mon RoYaume»
Circo aéreo acrobático humorístico
Circo aéreo e humor refinado num espetáculo que desafia a gravidade e a lógica. Numa estrutura monumental, cinco artistas voam, equilibram-se e fazem rir com acrobacias de tirar o fôlego. “Mon RoYaume” é uma viagem sensorial de uma hora, onde o riso e o espanto se encontram no céu.
************************************
Sábado 30 de agosto
22h | Jardim do Cardal – Pombal
Espetáculo realizado com o apoio da DGArtes
LUSO 7SÓIS-25 (Cabo Verde, Espanha, Itália, Marrocos, Portugal)
Projeto original do Festival Sete Sóis Sete Luas, a LUSO 7SÓIS-25 junta músicos de Cabo Verde, Espanha, Itália, Marrocos, Portugal. Cada artista traz a sua tradição e todos juntos constroem uma música nova, vibrante e fiel aos valores de diálogo cultural e intercâmbio artístico. O diretor musical é o prestigiado músico português Rui Ferreira (piano, baixo). Os outros participantes são a cantora da tradição gnawa Hind Ennaira (Marrocos), a histórica cantora cabo-verdiana Teté Alhino, o virtuoso italiano do bandolim Mimmo Epifani, o maestro da bateria David León (Ceuta, Espanha) e o músico português Ricardo Santos, virtuoso da gaita.
Produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas
************************************
Domingo 31 de agosto
18h | Igreja do Cardal
CHRISTOPHE MONDOLONI (Córsega)
Christophe Mondoloni nasceu em Ajaccio (no sul da Córsega) e começou a aprender a canção e o estúdio da polifonia aos 15 anos na escola de Natale Luciani, fundador do grupo popular “Canta u Populu Corsu”. Cantor e compositor socialmente empenhado, a sua música combina um estilo moderno e brilhante com profundas raízes corsas onde variações, utilizo da polifonia, toques pessoais e improvisação são as características mais importantes. No 15 de dezembro de 2024 Christophe Mondoloni canta para o Papa Francisco por ocasião da sua visita oficial na Córsega.
************************************
Segunda-feira 1 de setembro
18h |igreja de meirinhas
CHRISTOPHE MONDOLONI (Córsega)
************************************
STREET ART
Residência artística de 5 a 9 de setembro – Praceta Mestre Bimba
SKIM (Itália): street art
Residência artística de 15 a 19 de agosto com a criação de um mural de grande dimensão.
Nascido em Florença em 1985 e criado nos subúrbios florentinos, SKIM descobriu desde cedo a sua paixão pela arte, fascinado como muitos por aquele fenómeno artístico chamado Graffitismo. Skim revela uma sensibilidade no uso de cores vivas e cativantes, única para poucos, bem como a sua técnica, uma combinação perfeita entre old school e inovação, que define claramente o seu estilo irónico, caustico e poético. O seu lema é “In Color We Trust”
concerto de solidariedade
Sexta-feira 11 de julho | 11h – MED 7LUAS25 ORKESTRA
Quarta-feira 13 de agosto | 11h00 – JEUNESSE VIII DAS CIDADES 7SÓIS (Mediterrâneo)
Quinta-feira 14 de agosto | – JEUNESSE VIII DAS CIDADES 7SÓIS (Mediterrâneo)
Domingo 31 de agosto | 10h30 – LUSO 7SÓIS-25 (Mediterrâneo)
