O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a animar a cidade de Mafra com uma programação rica e diversificada
News
A Mafra prepara-se para receber mais uma edição do prestigiado Festival Sete Sóis Sete Luas, que este ano promete uma programação rica e diversificada. A novidade deste ano será a nova localização do Festival na Vila Velha, nos espaços recentemente recuperados. O festival arranca no dia 6 de setembro com a inauguração da exposição “Revolução Arte Coletiva Sete Sóis Sete Luas – 40 olhares de artistas internacionais sobre a Revolução dos Cravos”. A exposição, produzida pelo Festival SSSL em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos, será apresentada às 18h00 na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, em Ericeira.
No sábado, 7 de setembro, o festival continua com a arte circense de Xabi Larrea, dos Países Bascos, que apresentará o espetáculo “Pin Pang” às 21h00 na Casa da Música Francisco Alves Gato.
A música do Mediterrâneo também estará presente, com a banda italiana “Piccola Banda Ikona” com um projeto especial sobre as canções da revolução em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos. A Piccola Banda Ikona e a sua música são uma grande homenagem ao Mediterrâneo, às suas culturas, às suas contradições. A banda apresenta um espetáculo cantado em Sabir (palavra que significa “saber”), uma antiga língua mediterrânica que juntava vários idiomas: italiano, francês, espanhol, árabe. Era o pidgin mediterrânico, árabe e latino, a língua que se falava nos portos, durante as transações comerciais, portanto a língua do diálogo inter-cultural. O concerto terá lugar no sábado, 7 de setembro, às 22h00, na Vila Velha, na zona envolvente da Igreja de Santo André e do Palácio dos Marqueses.
O festival culmina no domingo, 8 de setembro, com uma noite musical especial na Vila Velha. Às 19h, o trio espanhol Ombligo, liderado por Anika (violim, voz e charango) e Angel (guitarra, voz e apito), que encontraram-se num parque em Madrid improvisando com uma guitarra e uma garrafa e deram vida a uma ligação musical que durou até à composição de temas musicais e à fundação de um grupo; seguido, às 20h00, pela orquestra multicultural Luso 7Luas Band, composta por músicos provenientes do Brasil, Cabo Verde, França, Itália, La Réunion e Portugal que desenvolvem um repertório original inspirado nos valores multiculturais do Festival Sete Sóis Sete Luas e realizado em chave musical de acordo com as tradições de cada músico.
O Festival Sete Sóis Sete Luas é realizado com o apoio do Município de Mafra, que tem sido um parceiro fundamental na concretização deste projeto ao longo dos anos. A organização do festival agradece o empenho e a colaboração do Município, que possibilitam a realização de mais uma edição deste evento cultural que tanto enriquece a cidade. Outra parceria importante é com a DG-Artes que permitiu a realização da nova criação musical do Sete Sóis Sete Luas. A entrada é livre.
Para mais informações: https://festival7sois.eu/festival-2024/mafra-3