O festival sete sóis sete luas volta para casa!
News
O FSSSL volta para Montemor-o-Novo, a terra onde nasceu em 1993, com a fundamental ajuda do grande escritor José Saramago.
De Montemor o FSSSL iniciou a sua grande viagem no Mediterrâneo e no mundo lusófono, celebrando em 1993 a geminação entre Montemor-o-Novo e Pontedera na Itália, terra de origem dos estudantes italianos que chegaram em 1991 pela primeira vez a Montemor-o-Novo
Esta relação entre as duas cidades (que foram as primeiras a acolher o FSSSL em 1993) foi mencionada também nesta bonita mensagem que o José Saramago escreveu para o catálogo do FSSSL do ano 1995:
«Tive o privilégio de ver baptizado este Festival, nos seus primeiros passos, com os nomes de duas personagens de um romance de que sou autor. Ficámos desde então, elas e eu, ligados ao Festival Sete Sóis Sete Luas, por essa razão, sim, já de si bastante sólida, mas também por outra que tem muito mais que ver com o espírito que com a onomástica. Quero eu dizer que não foi por acaso que a alma visionária de Blimunda e o istinto manual de Baltasar se tornaram em guias do Festival: só trascendendo o que é imediato, só imaginando futuros e preparando-se para os viver em dignidade, trabalho e beleza, o Festival podia ter levado a generosidade do seu carácter e a qualidade do seu trabalho criativo às longínquas terras portuguesas, a Montemor-o-Novo, que nunca terá suficientes palavras para agradecer aos seus amigos italianos. Se eu pensar que também esta cidade está presente num outro livro meu, então o privilégio passa a ser duplo, e dobradas ficam as minhas razões para estar grato tanto a Montemor-o-Novo como a Pontedera. Pelo trabalho nos aproximámos, pelo trabalho vamos continuar unidos»
Texto de apresentação do José Saramago, que foi Presidente Honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas de 1993 a 2010
Com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, será apresentada uma vasta programação de música e arte que começa a 7 de Agosto às 21h no Largo da Rua Ernesto Pinto Ângelo (bairro da CHE) com o concerto da 7LUAS MED ORKESTRA, a nova produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas com direção musical do conceituado guitarrista português Custódio Castelo. O ensemble nasce do trabalho conjunto de seis prestigiados músicos provenientes das diferentes margens do Mare Nostrum, do mundo lusófono e crioulo. Partilham tradições culturais e criam temas musicais inéditos que testemunham a possibilidade de compreensão e de diálogo.
Em seguida a 27 de agosto no Auditório do Parque Urbano às 21h, irá atuar a banda KORRONTZI (País Basco), fundada em 2004, é um dos grupos revelação da música do País Basco, que descobriu a antiga tradição do “trikitixa” (“concertina”). O grupo quer homenagear a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança se fundem num estado incandescente. Tudo isto, ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável.
De 28 de agosto a 4 de setembro ZED1 (Florença, Itália) realizará uma pintura mural dedicada ao “Levantado do Chão”. Zed1 (Marco Burresi) é um dos street artist italianos mais talentosos, ativo na cena da arte urbana há mais de duas décadas. O artista cria obras de arte que muitas vezes transmitem mensagens humorísticas e escuras de comentário social e político.
Em seguida, de 17 de Setembro a 15 de Outubro, terá lugar em Montemor-o-Novo uma Exposição documental «Festival Sete Sóis Sete Luas em Montemor-o-Novo 1993- 1999». Exposição documental que conta com fotos, vídeos, recortes de jornais…os inesquecíveis momentos do Festival Sete Sóis Sete Luas em Montemor-o-Novo entre 1993 e 1999.
Para concluir de 17 a 30 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo «SARAMAGO MEDITERRANEO», a exposição internacional itinerante dedicada às personagens de José Saramago e inspirada nos valores das suas obras. O projeto reúne 41 obras de pequeno formato de 41 artistas internacionais, que colaboraram com o Festival SSSL durante os seus 29 anos de existência.
Evento a decorrer de acordo com todas as normas da Direção-Geral de Saúde, com lotação limitada. Bilhetes gratuitos no Posto de Turismo, no local do evento e em municipiomontemoronovo.bol.pt