O street artist luxemburguês ALAIN WELTER convidado em Cabo Verde pelo Festival Sete Sóis Sete Luas
News
No contexto do intercâmbio entre as cidades parceiras do Festival Sete Sóis Sete Luas, o street artist Alain Welter irá a Cabo Verde representar o Luxemburgo e a cidade luxemburguesa Esch, eleita Capital Europeia da Cultura do ano 2022. Entre 22 de maio e 4 de junho de 2021, o artista vai realizar uma residência artística nas ilhas Brava, do Fogo e do Maio, com o apoio da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde.
O artista, conhecido por ter, nomeadamente, pintado as cinco torres colossais da antiga siderurgia luxemburguesa Arcelor-Mittal, vai criar 3 pinturas murais no âmbito da programação do Centrum SSSL em Cabo Verde, em parceria com as Câmaras Municipais da Brava, de São Filipe e do Maio. Depois dos trabalhos realizados pelos artistas luxemburgueses Daniel Mac Lloyd e Raphael Gindt, a arte de Alain Welter vai contribuir para continuar a fortalecer os vínculos de amizade, paz e cultura entre Luxemburgo e Cabo Verde.
O Festival Sete Sóis Sete Luas este ano celebra a sua 29a edição, reunindo 30 cidades de 13 países sob a sua bandeira (Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Israel, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia). Ele foca a sua programação nos âmbitos da música tradicional e da arte contemporânea. Os seus principais objetivos são: o diálogo intercultural, a mobilidade dos artistas da Rede – formada pelos países e cidades parceiros – e também a criação de formas originais de produções artísticas com a participação de artistas provenientes dos países desta Rede. No decorrer dos últimos 18 anos, os Presidentes Honorários do Festival foram os Nobel José Saramago e Dario Fo. Em 2012, tornou-se seu Presidente Honorário o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
O Festival irá integrar em 2022 a programação de Esch2022 – Capital Europeia da Cultura e, neste contexto, alguns artistas do Luxemburgo serão embaixadores de Esch2022 nas cidades da Rede SSSL. Sob o tema « Remix Culture » e as suas 4 variações « Remix Art », « Remix Europe », « Remix Nature » e « Remix Yourself », a ONG Esch2022 tem em vista a criação de sinergias, assegurar um desenvolvimento duradouro e, acima de tudo, conduzir o público a uma participação ativa.
A propósito de Alain Welter
Depois de ter transformado Kahler, a sua cidade natal, numa imensa galeria a céu aberto através do projeto « Make Koler Kooler », Alain Welter “atacou” recentemente as cinco torres de arrefecimento da unidade siderúrgica Arcelor-Mittal em Differdange. Soa-vos familiar? Quem se vê parado no trânsito entre Differdange e Niedercorn seguramente terá reparado nesta magnífica obra de arte. O tamanho impressionante e as superfícies curvas das torres de arrefecimento fizeram desta empreitada um desafio de grandes exigências técnicas. O sentido de humor e um olhar crítico sobre a sociedade são os temas das obras de Alain.
O projeto « Make Koler Kooler » começou em 2017 e transformou toda a cidade num museu de arte urbana, um museu palpitante que não para de crescer. O seu objetivo é tornar a arte acessível de forma livre ao grande público, trazendo as cores da Street Art às periferias, às fachadas, aos armazéns, lojas e pontes.