Os Centrum Sete Sóis Sete Luas voltam com uma nova e ambiciosa programação

News

Os Centrum Sete Sóis Sete Luas da Brava, Fogo, Maio e Santo Antão voltam com uma nova e ambiciosa programação

A arte contemporânea chega nas escolas nas ilhas mais periféricas de Cabo Verde

Com o apoio do Governo de Cabo Verde / Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, os Centrum Sete Sóis Sete Luas iniciam um novo ciclo de criação artística, educação cultural e programação em Cabo Verde com a próxima inauguração das exposições resultantes das residências artísticas realizadas nos centros culturais das ilhas Brava, Fogo, Maio e Santo Antão.

A abertura será na Brava no 2 de fevereiro e contará com a presença do Sr Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, do Sr. Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga e do Diretor do Festival, Marco Abbondanza, afirmando o papel central da cultura no desenvolvimento humano, social e educativo do país.

Estas iniciativas decorrem no âmbito do protocolo assinado entre o Governo de Cabo Verde e o Festival Sete Sóis Sete Luas, dedicado à animação cultural dos Centrum Sete Sóis da Brava, São Filipe, Maio e Ribeira Grande de Santo Antão.
As residências artísticas representam as primeiras ações concretas deste acordo, garantindo uma presença contínua da arte e da criação nos territórios.

Programação das residências artísticas no primeiro semestre do ano 2026 por ilha:

  • Ilha Brava

Fevereiro: Tutu Sousa – inauguração da exposição Ventanias a 2 de fevereiro, com residência artística e laboratórios até 5 de fevereiro
Março: Zelito – inauguração da exposição a 20 de março, com residência e laboratórios de 16 a 21 de março
As inaugurações contarão com animação musical da Brava 7 Luas Band e degustação de sabores locais

  • Ilha do Maio

Fevereiro: Leomar – inauguração da exposição Colorir as Ilhas a 28 de fevereiro, com laboratórios escolares de 24 a 28 de fevereiro
Maio: Trust – inauguração da exposição Elixir a 2 de maio, com laboratórios de 1 a 8 de maio
Música ao vivo com a Banda 7 Sois e degustação de sabores da chef Su

  • Ribeira Grande – Santo Antão

Fevereiro: Trust – inauguração da exposição Elixir a 7 de fevereiro, com laboratórios de 3 a 7 de fevereiro
Maio: Zelito – inauguração a 9 de maio, com laboratórios de 3 a 10 de maio
Música ao vivo com a Santo Antão 7 Sois Band e degustação de sabores locais

  • São Filipe – Fogo

Março: Jairson Lima – inauguração da exposição a 13 de março, com laboratórios de 8 a 14 de março
Abril: Leomar – inauguração da exposição Colorir as Ilhas a 26 de abril, com laboratórios de 20 a 27 de abril
Animação musical com a Banda 7 Sois do Fogo e degustação de pratos da chef Marina

As residências envolverão crianças e jovens das escolas, que participarão em laboratórios criativos orientados por importantes artistas cabo-verdianos, promovendo expressão artística, pensamento criativo e contacto direto com a arte contemporânea.

Esta ação cultural tem como objetivo unir ilhas, escolas, artistas e comunidades, reforçando a cultura como espaço de encontro, aprendizagem e construção do futuro.

A previsão é de envolver nas oficinas de arte realizadas na Brava, no Fogo, no Maio e na Ribeira Grande de Santo Antão no primeiro semestre de 2026 mais de 800 alunos das escolas destas ilhas.

 



Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.